"Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente" (Eclesiastes 3:14)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Véu de Noiva


Olá queridas!!!

Sei que muitas noivinhas, assim como eu, tem muitas dúvidas e uma delas é se devemos ou não usar véu, se sim, qual usar, não é mesmo... E como a amiga Suzy, do blog http://diarydenoiva.blogspot.com me perguntou se deveria usar véu, resolvi "fuçar" na internet e encontrei umas dicas bem legais no http://onossocasamento.pt e no http://casamento-noiva.com que passarei a vocês.

O melhor jeito de descobrir é provar o véu ao mesmo tempo em que você for provar o vestido. Deste jeito você pode ver qual estilo de véu fica melhor em você.

Os véus e seus comprimentos

Quanto ao comprimento do véu deve-se levar em consideração o modelo do vestido, formato de rosto da noiva, altura, horário do casamento e até mesmo o tamanho da igreja, pois um véu muito comprido fica em desarmonia com uma igreja pequena. Até mesmo a formalidade influência no comprimento do véu, pois quanto mais formal for o casamento, maior o comprimento do véu.

Os mais comuns são:
  • Catedral: São véus formais, usados com vestidos de calda longa. O comprimento deste tipo de véu geralmente ultrapassa o comprimento da calda do vestido em no mínimo 12 cm. Este tipo de véu é clássico e não deve ser usado numa celebração de um casamento mais casual, como num jardim ou numa praia. E se optar por este tipo de véu, prefira um véu de várias camadas, para que durante a recepção possa tirar a camada mais comprida, podendo movimentar-se mais à vontade.
  • Ponta do Dedo: Como o nome já diz, este tipo de véu tem um comprimento um pouco mais longo que a ponta do dedo da noiva. Este véu pode ser usado praticamente com todos os tipos de vestidos, exceto com os vestidos acima do tornozelo.
  • Cotovelo: Este tipo de véu, vai aproximadamente até o cotovelo da noiva, é claro, e pode ser usado com qualquer tipo de vestido.
  • Ombros: Um véu curto, vai até os ombros e também pode ser usado com quase todos os tipos de vestidos.

Os Tecidos

O veú da noiva geralmente é confeccionado em tule ou renda. O tule é um tecido mais leve e sua transparência é ideal para não esconder o traje da noiva e sua leveza permite visualizar a delicadeza do vestido. A renda é mais pesada, mas apresenta um ar mais nobre, podendo ter apliques, como strass, cristais ou miçangas, que proporcionam brilhos e harmonia à renda.

Cores

A cor do véu deve combinar com o vestido. Se o vestido for branco, não use um véu marfim, por exemplo, pois mesmo que a diferença pareça pequena, o contraste sempre aparece.

Enfeites

Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu. E se o véu tiver enfeites, estes devem combinar com os detalhes do vestido. Por exemplo, vestido decorado com pérolas, o véu não pode ter strass e sim pérolas. Ou seja, um complementando o outro.

Tipo Físico

  • Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque.
  • Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento.

Tipo de Face

Existem dois tipos de faces, as faces mais arredondadas como as ovais e redondas e as faces mais angulares como as quadradas e triangulares. Se você não sabe que tipo de face tem, é simples, em frente a um espelho puxe todo o cabelo para trás e em seguida com um lápis de olho desenhe o contorno da sua face no espelho. Depois é só analisar.

  • Face oval: Ligeiramente mais comprida que larga e com curvas suaves, este tipo de face é mais simétrica e por isso pode usar o que mais lhe agradar, desde que seja proporcional às suas linhas.
  • Face Redonda: Combina com um véu que caia ao longo doas lados da face, pois ajuda a torná-la mais estreita.
  • Face quadrada: Esta face tem a linha do queixo quadrada e necessita ser suavizada com um véu mais longo, em vez de um mais curto.
  • Face Triangular: Tipo coração, deverá dar largura à parte inferior da face, usando véus que pendam na parte anterior da cabeça, pois o volume aparecerá pela parte de trás da cabeça, dando mais ênfase ao queixo.

Tendência atual para os véus

Uma tendência observada na escolha de véus atualmente são véus mais leves, independente do comprimento. O véu é acessório fundamental para construir um belo visual de noiva. Os longos, sempre clássicos e chiques, ganham versões minimalistas, confeccionados em uma única camada e permitindo bordados e apliques em harmonia com o vestido. São indicados para cerimônias em igrejas grandes, após as 18h e não devem ultrapassar os quatro metros de comprimento. Já os casamentos realizados pela manhã e à tarde, ou em capelas pequenas, pedem véu mais curto, com o máximo de dois metros e meio de comprimento (dependendo do horário). Para usar véu o cabelo deve estar preso, pois é muito mais elegante e adequado à composição.

Experimentar

Se decidiu ser uma noiva que vai usar véu, não esqueça que o penteado que vai segurar o véu é de grande importância. Quando for fazer a prova de penteado com seu cabeleireiro, leve o véu e seus ornamentos, como tiaras ou ganchos que vão segurar, para incorporar o penteado. Tente várias opções de colocação do véu no penteado, pois mudar a posição onde o véu é aplicado na cabeça pode fazer a maior diferença. Se vai usar um véu de noiva mais pesado ou comprido, depois de colocá-lo no penteado, experimente andar um pouco com ele para ver se se sente confortável. Se você gostou do véu, mas não se sentiu confortável nele, veja se ele é destacável, assim você poderá removê-lo após a cerimônia e as fotos.

O Penteado

Como o véu está em destaque o penteado deve ser escolhido como um suporte para o véu. Ainda assim alguns cabeleireiros conseguem fazer lindos penteados para combinar com o véu, assim o penteado deve ser decidido depois que o véu for escolhido. Para isso leve consigo o véu, para que seu cabeleireiro encontre a melhor combinação. Os véus presos abaixo do penteado ficam lindos e com coroa também fica muito bonito. Ainda mais quando o penteado merece destaque.

Véu e cabelo solto deve-se ter muito cuidado, o veú deve ser o mais simples possível e o véu deve ser sempre mais comprido que o cabelo para que não fique com aparência de desarrumado. Muita gente defende que noivas devem usar cabelos presos, mas cabelo preso não é regra, pois os cabelos soltos ficam bem com véus mais leves, que podem ser retirados após a cerimônia.

Cuidados com o véu

Para guardar o véu, deixe-o em uma bolsa, caixa ou saco fechado, mantendo-o em lugar fresco e longe do sol e da umidade. Observar se não há traças ou goteiras no local. Cuidado para que ninguém coloque peso em cima dele, portanto o lugar mais indicado para guardá-lo é no alto do armário. Mantenha-o fechado, evite ficar mostrando as pessoas e só retire quando for mesmo necessário.

Bom, espero que as dicas ajudem as noivinhas indecisas, lembrando que cada uma tem um gosto diferente e o legal e melhor é quando nos olhamos no espelho e dizemos para nós mesmas: Meu Deus!!! Como estou lindaaa!!! ou ainda: Meu Deus!!! Quem é essa gata maravilhosa!!!...rs. O dia do casamento é especial, portanto deixem-se sentir especiais realizando tudo como vocês sonharam, lindas e poderosas como toda noiva deve ser... Um arraso!!!

Beijinhos da Paty

Um comentário:

Suhaila Kalik disse...

Ótimas dicas...
BjOs!
Su